segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cine Restart e Hori usam o visual para arrebanhar uma multidão de adolescentes


Cine, Restart e Hori são os grandes nomes do rock nacional em popularidade atualmente. Com visual extravagante (até receberam o nome de “rock colorido”), essas bandas possuem um grande número de fãs, formado principalmente por meninas e adolescentes. Ao mesmo tempo em que dominam as paradas de sucesso ao redor do país, eles também acumulam um enorme time de detratores, que os acusam de se destacarem pela imagem e não pelo talento musical.
Diferente do que acontecia em décadas passadas no rock nacional, atualmente a músicapraticamente está em segundo plano no interesse dos adolescentes. Bandas como Raimundos, Charlie Brown Jr. e Planet Hemp, maiores representantes do rock na década de 90, contavam com um enorme público adolescente que buscava no som pesado e muitas vezes polêmico sua identificação

O Raimundos mesmo, na época em que contava com Rodolfo Abrantes nos vocais, chegou a vender 850 mil cópias do disco “Só no Forévis”, além de lotar shows ao redor do Brasil e dominar premiações como o VMB, da MTV. Só que diferente do que acontece hoje, o público não tinha a mesma idolatria e era formado em sua maioria por garotos de camiseta preta, fãs de punk e hardcore.
No início dos anos 2000, uma nova onda de bandas surgiu, fazendo o meio de campo para o sucesso de Cine e companhia. Encabeçados por NX Zero e Fresno, o rock nacional passou a ter novamente um grande impacto nos adolescentes brasileiros.
Canções que misturavam uma pegada mais hardcore com letras “fofinhas” (o emocore), passaram a ser a trilha sonora de meninas de todo o país. E é exatamente aí que o visual também começa a influenciar o gosto da molecada: calças skinny, tênis xadrezinho, camisa xadrez e o característico cabelo com franjinhas, que ainda toma conta das cabeças dos adolescentes.


Apesar de ainda estarem no auge, NX Zero e Fresno acabaram ficando em segundo plano com a ascensão de Cine, Restart e Hori. A música dessas bandas é muito mais pop, mas é no visual que eles conquistaram o amor das meninas do Brasil.
Calças e óculos coloridos, e uma forte influência nas redes sociais (Facebook, YouTube, Orkut, MySpace e Twitter), fizeram das bandas de “rock colorido” a nova febre nacional. No caso da banda Hori, o fato de contar com Fiuk no vocal (filho de Fábio Jr. e ex protagonista de “Malhação”), fez com que o público feminino idolatrasse ainda mais o grupo.
Cine, Hori e Restart possuem apenas um disco cada. Por enquanto, musicalmente, ainda não provaram sua relevância dentro do rock nacional. Mas no que diz respeito a popularidade, os três grupos são unanimidade entre os adolescentes.

CRÉDITOS: ABRIL.COM.BR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails